Nesse artigo quero te contar os 5 principais segredos que ninguém te fala sobre como desbloquear sua relevância e aumentar a presença digital do seu negócio. Seja você autônomo, profissional liberal ou empresário. Essas estratégias são muito práticas e você pode implementar no seu negócio de maneira imediata e assim ter a oportunidade de impulsionar seus resultados.
1. Conheça o seu público-alvo
Conhecer a fundo o público de sua empresa é o primeiro passo para aumentar a presença digital. De nada adiantar conseguir uma página com milhares de curtidores se mais da metade não é qualificada. É preciso atingir justamente as pessoas com o perfil de “clientes em potencial” para que as estratégias gerem resultados.
A melhor maneira de conhecer o seu público-alvo, além da pesquisa de mercado, é a partir da construção de personas. Uma persona é um exemplo fictício de como seria o cliente ideal da sua empresa e você pode construir quantas forem necessárias.
Dessa maneira, será possível conhecer melhor o seu publico e desenhar estratégias que tenham mais a ver com seus gostos, interesses e necessidades.
2. Defina sua estratégia
Depois de conhecer o seu público, chegou o momento de definir suas estratégias para aumentar a presença digital. Possuir um site, um blog e estar presente em, pelo menos, uma rede social será essencial para se comunicar com sua persona.
O site será utilizado para apresentar a empresa e os produtos oferecidos. O blog ou página de captura poderá ser utilizado para atrair leads pelos mecanismos de busca (como o Google) de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de pagar por links patrocinados.
Por fim, as redes sociais deverão ser utilizadas para se aproximar de seus clientes, respondendo suas dúvidas e compartilhando conteúdos relevantes a seus interesses e necessidades. Mas fique atento: o importante é estar presente nas redes sociais que são de fato utilizadas por seu público-alvo e ser recorrente, estando sempre ativo.
3. Crie um planejamento e coloque-o em prática
Após definir o seu público e as estratégias que serão utilizadas, chegou a hora de criar um planejamento eficiente. Defina os canais que serão utilizados, mostrando como serão aplicados nas estratégias, em quais dias e horários serão feitas as postagens e quanto de investimento será necessário para atingir os objetivos.
Depois de acertar o planejamento, chegou a hora de colocá-lo em prática. Não se esqueça de criar indicativos que possam ser usados para mensurar os resultados de suas estratégias.
Ao implementar essas estratégias para aumentar a presença digital, sua empresa ganhará mais força no mercado, fortalecendo sua competitividade. Para que isso aconteça, será necessário seguir o planejamento e definir assertivamente as melhores estratégias para os objetivos do negócio.
Certamente essas abordagens atrairão mais clientes para a empresa e, dessa maneira, será visível uma melhora nos resultados a partir do crescimento de sua presença digital.
4. Invista em um design profissional
O design do site e redes sociais da sua empresa será essencial para chamar atenção e construir uma relação com seus clientes. É preciso ir além do conteúdo de qualidade!
Contar com um design profissional, levando em conta a navegabilidade e a experiência do usuário é outra estratégia digital essencial para aumentar a visibilidade e, assim, autoridade do negócio.
5. Participe ativamente nas redes sociais
Não basta apenas postar uma vez por semana! Para construir autoridade é necessário participar ativamente das redes sociais principalmente respondendo questões e comentários negativos em relação à marca, ao serviço ou ao produto oferecido.
A ideia é ser profissional e mostrar para o seu público que a empresa se importa com todas as opiniões.
Dessa maneira é possível aumentar o engajamento dos seguidores/fãs com as postagens da página do seu negócio, fazendo com que sua marca ganhe mais visibilidade e, assim, autoridade no seu nicho. O ideal é fazer postagens todos os dias, porém se o seu tempo é curto poste pelo menos 3 vezes por semana.
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