O algoritmo do Instagram está sempre mudando, e acompanhar a sua evolução é essencial para obter sucesso nas estratégias de marketing digital.
Saber como o algoritmo funciona em cada um dos formatos da plataforma (Stories, Reels, Feed e Explorar) é fundamental para garantir que seu conteúdo alcance o público desejado!
Por que é importante usar o algoritmo do Instagram a seu favor?
Antes de explorarmos a importância de usar o algoritmo do Instagram a seu favor, é importante entender o que esse algoritmo realmente é.
O algoritmo do Instagram consiste em um conjunto de regras e processos que determinam a classificação e a visibilidade dos conteúdos na plataforma.
Ele decide quais postagens aparecem e em que ordem nos feeds dos usuários, além de influenciar o conteúdo apresentado na página Explorar, nos Reels, nos Stories e em outras áreas do aplicativo.
O objetivo fundamental do algoritmo do Instagram é compreender as preferências e o comportamento dos usuários para oferecer uma experiência personalizada, mostrando mais do conteúdo que eles tendem a achar interessante e envolvente.
Assim, ele prevê o que cada usuário pode achar relevante e estimulante com base em suas interações passadas.
Afinal, o que o Instagram deseja é ter cada vez mais usuários ativos, que passem bastante tempo na plataforma, pois são esses usuários engajados que verão os anúncios e gerarão lucro.
Quatro algoritmos, um para cada formato:
O Instagram utiliza algoritmos diferentes para cada formato: Stories, Reels, Feed e até a página Explorar. Cada um desses algoritmos é otimizado para o tipo específico de conteúdo e interação esperados nesses espaços, com o objetivo de manter o usuário engajado pelo maior tempo possível.
A importância de entender o algoritmo do Instagram: Vantagens
Compreender como o algoritmo do Instagram funciona atualmente pode proporcionar diversas vantagens para os criadores de conteúdo e marcas:
Ajustar estratégias para aumentar o alcance e o engajamento;
Impulsionar o crescimento orgânico e aumentar a visibilidade da marca;
Aumentar a visibilidade e interação com o público-alvo, fortalecendo o relacionamento com seguidores existentes e alcançando novos usuários.
Otimizar a estratégia de conteúdo para cada formato da plataforma, maximizando o impacto das publicações;
Melhorar a relevância e a qualidade do conteúdo, oferecendo aos seguidores o que eles querem ver;
Identificar tendências e padrões de comportamento dos seguidores, permitindo ajustes nas estratégias de marketing.
Um aviso importante! Quando você percebe uma queda no seu engajamento, nem sempre o algoritmo é o culpado. É importante acompanhar os interesses e comportamentos da sua audiência para mantê-la verdadeiramente engajada com o seu conteúdo.
Como funciona o algoritmo do Instagram nos 4 formatos da plataforma?
Descubra agora o funcionamento do algoritmo do Instagram nos quatro formatos da plataforma. Confira!
Reels
O algoritmo do Instagram nos Reels avalia os vídeos que o usuário interage, como curtidas e salvamentos, além da popularidade do Reel e da interação com a conta que o publicou;
O algoritmo prioriza a distribuição de conteúdo original nos Reels, em vez de conteúdo repostado;
Os Reels são exibidos principalmente de contas que o usuário não segue, com o objetivo de entreter os usuários;
O algoritmo analisa os Reels com os quais o usuário interagiu antes, bem como os que foram curtidos por outras pessoas com interesses semelhantes;
Com base nessas informações e nos dados sobre o Reel e o autor, o algoritmo prevê quais Reels o usuário tende a assistir até o final, visitar a página ou compartilhar.
Dica:
Produza conteúdos inovadores e cativantes que chamem a atenção dos usuários, priorizando vídeos populares, criativos, divertidos ou inspiradores, e altamente envolventes.
Stories
Nos Stories, o algoritmo funciona com base nas interações anteriores do usuário com os Stories de uma conta específica;
O algoritmo analisa os Stories das contas seguidas nas últimas 24 horas para prever quais o usuário tem mais probabilidade de se interessar;
Leva em consideração a frequência com que o usuário visualiza e interage com os Stories de um autor específico, além da proximidade com ele;
Prioriza no topo da lista os Stories das contas com as quais o usuário mais se envolve, seja por meio dos Stories ou do Feed;
Também prioriza conteúdo mais recente, mostrando sempre as últimas postagens das suas contas favoritas;
Classifica os Stories com base na frequência com que o usuário os visualiza e interage: dando like ou enviando uma mensagem direta;
Considera o relacionamento geral com a conta e possibilidade de serem amigos ou familiares.
Dica:
Mantenha a consistência e qualidade ao postar nos Stories, dividindo seu conteúdo ao longo do dia para sempre ter algo novo para seus seguidores, aumentando assim a chance de aparecer em primeiro na lista de stories. Evite postar vários stories de uma só vez e sempre incentive as interações nos seus stories.
Explorar
O objetivo da aba Explorar é apresentar ao usuário o conteúdo de contas que ele ainda não segue, ajudando-o a descobrir novas contas e novos interesses;
O algoritmo classifica e exibe o conteúdo da aba com base nas preferências e interações de cada usuário;
Ao acessar a página Explorar, o conteúdo exibido é personalizado para cada pessoa, adaptando-se às suas interações na plataforma;
A classificação desta página considera a popularidade das postagens, os tipos de conteúdo com os quais o usuário interage e suas interações com as contas que publicam o conteúdo;
O algoritmo do Explorar prevê as postagens que o usuário possivelmente vai curtir, salvar ou compartilhar, considerando fatores como a popularidade da postagem, os temas de interesse do usuário e informações sobre o autor;
Para aumentar a relevância do conteúdo exibido na aba Explorar, o algoritmo também leva em consideração o histórico de interações anteriores do usuário com o autor.
Dica:
Publique conteúdo relevante, original e de qualidade para aumentar suas chances de aparecer no aba Explorar. Interaja com contas e hashtags relacionadas ao seu nicho para expandir seu alcance.
Conclusão
Para finalizar, é importante estar ciente de que o algoritmo do Instagram está em constante evolução, o que influencia diretamente a distribuição das suas postagens.
Adaptar suas estratégias é essencial para garantir que seu conteúdo seja priorizado.
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