Quantas vezes você já procurou na internet para encontrar determinado estabelecimento na sua região? Seja em busca de um restaurante, padaria, pet shop, loja, dentista ou cabeleireiro, é comum pesquisarmos online para descobrirmos boas opções por perto.
Não raro, o negócio local escolhido é aquele que aparece nas primeiras posições da pesquisa e que oferece informações como horário de funcionamento, endereço, telefone, fotos e avaliações dos clientes, além de links para o site e as redes sociais.
E é aí que entra o Marketing Digital, conjunto de estratégias que servem para divulgar uma empresa na internet. Quando aplicado a negócios locais, essa forma de divulgação serve para tornar a sua empresa mais fácil de ser encontrada.
Mas não para por aí. Por meio do Marketing Digital, negócios locais conseguem também se tornar referência na área em que atuam, atrair mais consumidores e se diferenciar da concorrência.
Se uma pessoa procura, por exemplo, por “barbearia em Curitiba” e encontra um site que, além de falar sobre os serviços oferecidos, também possui um blog com dicas para cuidar da barba, as chances de esse conteúdo ganhar o público aumentam. Isso gera não só uma maior relevância nos resultados de pesquisa, como também passa uma imagem de profissionalismo por parte da empresa, concorda?
E o melhor é que, em comparação com estratégias mais tradicionais, como propagandas na TV, rádio, outdoor e panfletos, o marketing feito na internet é bem mais acessível.
No próximo tópico, você vai aprender como colocar a mão na massa e começar a fazer Marketing Digital para negócios locais na prática.
Como montar uma estratégia de Marketing Digital para negócios locais?
Investir em Marketing Digital para a sua empresa local não é difícil. Mas, para obter resultados, é preciso fazer um trabalho consistente. Veja algumas dicas práticas:
Crie uma conta no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que serve para que a sua empresa seja encontrada em buscas no Google e no Google Maps. É a partir desse cadastro que seu negócio local aparecerá nos resultados com as informações completas. Além disso, o Google Meu Negócio também permite que a empresa interaja com os clientes e acesse dados de como os clientes pesquisam sobre a empresa, além de outras informações relevantes.
Mantenha suas redes sociais ativas
O Google Meu Negócio é o mínimo de presença que um negócio local deve ter na internet. Mas você pode ir além e criar perfis nas redes sociais, sempre focando naquelas em que o seu público-alvo está. Se os seus consumidores são adultos, por exemplo, não faz sentido focar em plataformas cuja maior parte dos usuários são adolescentes.
Depois de ver as informações sobre o estabelecimento no Google, é comum que as pessoas queiram ir a fundo. Para isso, recorrem ao site da empresa ou às redes sociais. Por isso, suas páginas devem estar bem atualizadas, o que demonstra que a sua empresa está ativa.
Nas redes sociais, negócios locais podem incluir informações sobre produtos, serviços, cardápio, cursos disponíveis entre outras novidades. Essas plataformas também são interessantes para fazer ações promocionais, Inbound marketing e, é claro, para se comunicar com o público, seja nos comentários, seja tirando dúvidas por mensagem ou através das lives.
Incentive as avaliações
Agora que você tem páginas no Google Meu Negócio e nas redes sociais, é hora de incentivar as avaliações, que podem ser feitas no Google ou em sites como o Facebook. Ter reviews positivos pode ser decisivo entre um cliente escolher o seu negócio ou o da concorrência. Por isso, é importante conquistá-los.
Não tenha medo: se você oferece produtos e serviços de qualidade, aliados a um bom atendimento, é provável que as avaliações positivas predominem. Por isso, ao finalizar um uma venda, peça gentilmente que o cliente avalie seu negócio na internet para dar aquela força.
Faça anúncios segmentados
O tráfego orgânico é importante, mas você também pode aproveitar os benefícios dos anúncios segmentados, que são outra possibilidade interessante do Marketing Digital para negócios locais.
Nos anúncios online, você pode investir a quantia que tiver disponível. Para não desperdiçar dinheiro, é importante dar lances em palavras-chave que levem os consumidores para a sua empresa. É possível criar campanhas que incluam sua cidade ou até mesmo bairro, por exemplo, “restaurante Fronteira”.
Esses anúncios podem ser feitos nos resultados do Google, mas também dá para utilizar as redes sociais. O Facebook e o Instagram são duas redes que permitem anúncios segmentados por local, e você pode investir uma quantia que cabe no seu orçamento.
Coloque em prática!
Seguindo os passos acima, sua empresa estará preparada para começar a trabalhar com Marketing Digital. As possibilidades são incontáveis. Com paciência e um trabalho bem feito, os resultados deverão aparecer organicamente para a sua empresa em alguns meses.
Lembre-se sempre de que, ao iniciar um projeto de Marketing Digital, você está plantando a semente de seu negócio na esfera digital. A terra é fértil, mas os resultados só podem ser colhidos depois de um certo tempo, e não imediatamente.
Se você quer obter ainda mais resultados com a sua estratégia, agende um horário e fale com a gente. Nós podemos colocar seu negócio na mente e no coração da pessoas, gerando ótimos resultados.
Fonte: RDSTATION
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