top of page
Foto do escritorZelo Marketing

Shadowban: saiba se sua conta foi punida pelo Instagram e como evitar bloqueio


O Instagram está presente na vida de muitas pessoas. E para quem usa a rede social como trabalho, é uma ferramenta particularmente importante, já que, além de ser um ótimo canal de relacionamento com o público, aumenta a visibilidade das marcas.


Mas para aproveitar todo o potencial que a plataforma tem a oferecer ao seu negócio, é preciso ficar atento ao que você publica, para não correr o risco de ser alvo do chamado shadowban e ver suas taxas de engajamento caírem.


A nossa especialista em redes sociais, Louise Pires, explica que a palavra shadowban pode ser traduzida como "bloqueio fantasma", sendo usada para definir uma ação de bloqueio do Instagram que impede o desempenho de postagens de forma não explícita.


"Ou seja, um shadowban acontece quando um usuário do Instagram não sabe que foi punido pela plataforma. Isso acontece quando seu conteúdo deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização ou até mesmo na aba 'Explorar'.


Dessa forma, suas postagens só irá aparecem para as pessoas que já te seguem, o que pode diminuir muito o alcance e a conquista de novos públicos. Isso faz com que o uso de hashtags estratégicas e localizações caia por terra totalmente, já que ninguém novo vai ser atingido pelos seus posts.


Por outro lado, para o Instagram faz sentido que isso ocorra com alguns perfis porque muitos deles se utilizam de técnicas impróprias para expandir os números como bots, automações e hashtags irrelevantes, que não necessariamente têm relação com o conteúdo postado. O que acaba prejudicando a experiência dos usuários, última coisa que o Instagram quer", pontua Louise.


Como saber se sua conta foi afetada pelo shadowban


1) Faça uma publicação no perfil que você desconfia que sofreu shadowban;


2) Na publicação, utilize uma das hashtags que você usa frequentemente (opte por uma que não seja tão grande, porque pode ser difícil de avaliar se o post foi escondido pelo shadowban ou pela competição da tag adotada;


3) Peça para que cinco perfis que não te seguem pesquisarem pela hashtag que você usou na publicação;


4) Veja se você está aparecendo para as pessoas nesse feed de hashtags. Se algumas dessas contas conseguem ver seu post, pode ficar tranquilo. Você só está passando por uma queda de engajamento. Por outro lado, se seu post não apareceu nas pesquisas de nenhum desses perfis, sua conta realmente pode ter sofrido shadowban.



Louise afirma que contas que se beneficiam de práticas indevidas para conseguir mais seguidores, curtidas e engajamento são reconhecidas e penalizadas pelo Instagram. Ela cita alguns exemplos de ações que causam o bloqueio: "Compra de seguidores ou curtidas; uso de bots para interação; uso de hashtags irrelevantes ou que nada têm a ver com o conteúdo, apenas com o intuito de promover maior alcance".


Ela aconselha o usuário a fazer uma pesquisa das hashtags que pretende usar antes de publicar. Veja se elas estão funcionando normalmente. "Tenha cuidado com a quantidade e o tipo de hashtag que usa.


O próprio Instagram recomenda uma média de 5 hashtags por postagem, sendo um máximo de 30. Ultrapassar essa quantidade pode levantar suspeitas de que estão sendo usadas apenas para conseguir mais alcance, podendo atrapalhar os usuários na hora de fazer uma pesquisa.


Um exemplo de hashtag que era bastante utilizada é a '#sextou', que faz referência ao fato de que a sexta-feira chegou, ou mesmo a algum evento legal na sexta, como sair com os amigos. Ela foi banida do Instagram porque faz alusão a uma outra hashtag em inglês que também se escreve '#sextou', mas que se pronuncia 'sex to you' ["sexo para você"].


Muitas contas estrangeiras passaram a utilizar a hashtag para publicação de vídeos e imagens de conteúdo sexual, prática que vai contra as diretrizes do Instagram", destaca a especialista.


Louise conta que o Instagram nunca admitiu publicamente que faz o shadowban, mas emitiu uma declaração abordando o problema que os usuários estavam tendo com publicações que não apareciam para determinadas hashtags. "No fim das contas, ficou parecendo uma confirmação, só que com outras palavras", completa.





Como reverter o shadowban


1) Dê um tempo da rede social

Saia da sua conta e espere cerca de 24 a 48 horas para logar novamente. Saia também de outros dispositivos como computador e tablet. Essa é uma tentativa fr fazer com que o Instagram pare de rastrear a sua conta;


2) Exclua algumas hashtags

Elas podem estar prejudicando a sua conta no Instagram, por isso é bom retirá-las. Por exemplo, a hashtag "sextou" é uma delas. Remova também aquelas que não têm qualquer relação com o conteúdo publicado;


3) Troque o tipo de conta

Provavelmente, a sua é comercial ou de produtor de conteúdo. Troque para uma conta pessoal e só depois de algum tempo retorne para a que tinha antes.


4) Elimine os acessos de outros aplicativos

Muitas vezes permitimos o acesso de outros aplicativos na conta e é importante revogar essa permissão. Revogue todos e retorne com a autorização apenas para aqueles de que você precisa, como os utilizados para programar seus posts.


5) Reporte o problema ao Instagram

Se você realmente acredita que foi penalizado injustamente e que suas publicações cumprem o que é exigido pelo Instagram, reclame sobre o problema. Basta ir em "Configurações", "Ajuda" e "Relatar um problema". Por fim, escolha a opção "Algo não está funcionando".


Fonte: Administradores

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page